Sergio de A

Pianista | Membro Quarteto

Licenciado em piano pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto com a classificação máxima de 20 valores, na classe do prof. Miguel Borges Coelho.

Durante o seu percurso participou em inúmeras masterclasses de aperfeiçoamento, destacando -se o contacto com os mestres de Borges Coelho, Vitalij Margulis e Dmitri Bashkirov. Nesse contexto conheceu o eminente pianista Vladimir Viardo, Medalha de Ouro do Concurso Van Cliburn de 1973. Este atribuiu –lhe uma bolsa de estudo para trabalhar consigo na University of North Texas, onde é Artist in Residence.

Vencedor do Prémio Helena Sá e Costa, do Prémio Maria Campina e, mais tarde, do Prémio de Melhor Pianista Acompanhador do Concurso de Canto Rotary Club, Sérgio de A tem vindo a desenvolver uma actividade ecléctica como concertista, com presença em Portugal, Espanha, França, Itália, EUA e Rússia. Foi solista com as orquestras Artave, Sinfonieta da ESMAE, Volga Arts de Córdoba e Orquestra Clássica do Algarve. Integrado em agrupamentos de música de câmara, participou em festivais como Appuntamenti de Roma ou Sons do Universo na Sala Rachmaninoff em Moscovo, bem como no Museu Gulbenkian ou na Casa da Música, entre outros. 

Efectuou gravações a solo em directo para a Antena 2 e tem três discos de música de câmara gravados ao vivo em Roma pelo IPSAR e produzidos por Antonio Ciciarelli (RAI).

É professor assistente na ESMAE.

Em 2019 foi vencedor do Prémio Novos Talentos AGEAS. Neste mesmo ano estreou a Ópera “Simplex”. É membro efectivo do Quarteto Contratempus. 

Profile details