Acolhimento: As Orelhas de Sua Majestade Alteza Real D. Rei

Acolhimento: As Orelhas de Sua Majestade Alteza Real D. Rei

O que é?

As Orelhas de Sua Majestade Alteza Real D. Rei I, é o primeiro capítulo de uma pesquisa à volta da voz, do silêncio e da importância de os ouvir, a ambos, atentamente.

Criada a partir do conto Um Rei à Escuta, de Italo Calvino, esta ópera-jogo não é mais do que um espaço destinado a puxar pelas orelhas e, através destas, por todos os nossos sentidos.

Sendo um jogo, implica jogar.

 

Sinopse

Se um jogo não tem sinopse uma ópera-jogo só pode ter meia-sinopse: pode ter Sino ou Opse. É opse-ional.

Digamos somente como começa, que é a principal certeza. Dispostos em duas linhas, os 12 a 20 espectadores/jogadores, de que não interessa a idade, o tamanho ou o gosto pela ópera, são convidados a observar o magnífico, imponente e majestoso trono de Sua Majestade Alteza Real D Rei I, e tomar parte num jogo operático, dividido em várias partes. Cada vez que esta ópera for jogada terá, como todos os jogos, uma história diferente e um final que não sabemos qual vai ser. Só se sabe uma coisa: é que sob a batuta do mordomo do Rei, a ópera joga-se com vozes e sons que chegam de diversos quadrantes, às cavalitas de uma música que traz mais perguntas que respostas. E sabemos que cada espectador só pode jogar com os pés, as mãos e os sentidos: vendo, ouvindo, decifrando, pensando, cantando, rindo, ritmando e gritando. E há-de levar para casa uma história qualquer.

 

Ficha Artística

As Orelhas de Sua Majestade Alteza Real D. Rei I

Ideia original, música e textos – Mário João Alves
Cenografia e adereços – Patrícia Costa
Escutante, personagem e jogador – Nós

 

 

 

|Duração
45 min
|Data e Horário
8/04: 17h e 21h
9/04: 11h e 16h
10/04: 10h e 11h30
|Lotação
20 por sessão
|A quem se destina
Destinado preferencialmente a espectadores com mais de 6 anos e sem limite de idade maior.Este jogo ganhará relevo especial e cumprirá melhor a sua função quando jogado por grupos heterogéneos, a todos os níveis. Um grupo formado por alunos e respectivos professores, um grupo de espectadores reunido ao acaso, como no geral dos concertos, com histórias de vida diferentes, uma junção ocasional de dois grupos, vinte vidas caídas no lugar, por um acaso maior que o destino do Rei.

 

|Preço

Entrada Gratuita mediante reserva

 
|Pagamento
Transferência
MBWay
Numerário
Project details