Stanislavsky Psicofísico

Stanislavsky Psicofísico

Constantin Stanislavski, foi um ator, diretor, pedagogo e escritor russo de grande destaque entre os séculos XIX e XX. Stanislavski é mundialmente conhecido pelo seu “sistema” de atuação para atores e atrizes, onde reflete sobre as melhores técnicas de treino, preparação e sobre os procedimentos de ensaios. Embora pensadas para o teatro, as suas propostas cénicas são largamente utilizadas por artistas de cinema e televisão.

Stanislávski lutou por facilitar o trabalho do ator. Mas, acima de tudo, declarou: “Crie seu próprio método. Não seja dependente, um escravo. Faça somente algo que você possa construir. Mas observe a tradição da ruptura, eu imploro.”

Charlie Chaplin disse, sobre Stanislavsky: O livro de Stanislávski, “A preparação do ator”, pode ajudar todas as pessoas, mesmo longe da arte dramática.”

Conteúdos

Enquadramento histórico e teórico ao Sistema de Stanislavski; Sua evolução, da memória afetiva às ações físicas e ao método de Análise Ativa; Objetivos e Obstáculos, conceito e sua interrelação na criação do Conflito; Definição de Acontecimento, sua relação com Ações e Objetivos; Circunstâncias Sugeridas: definição e sua influência nas Ações e Objetivos; Imaginação como a capacidade de se colocar nas Circunstâncias Sugeridas pelo autor em relação à cena e ao personagem; Círculos de Atenção, definição e aplicação prática; Monólogo interior.

Durante o workshop será trabalhada uma cena de uma peça. Analisaremos ativamente a cena, identificando os objetivos do personagem, as ações a que recorre para tentar cumprir os seus objetivos e os obstáculos com que se depara nesse processo, dentro das circunstâncias sugeridas pelo texto. O participante do workshop será, no final, capaz de atuar a cena  reagindo sensorialmente. Saberá dividi-la em unidades em função dos acontecimentos, escolhendo os objetivos/intenções mais adequados para uma vivência psicofísica do conflito da personagem.

|Datas

20 e 21 de novembro

|Duração

10 horas

|Horário

20/11 – 14h00 – 18h00

21/11 – 10h00 – 13h00 / 14h00 – 17h00

|A quem se destina

A todos os intérpretes da área do teatro, dança, canto e música

|Participantes

12 (mínimo 8)

|Preço

50€

|Pagamento

Transferência

MBWay

Numerário


Carlos Nicolau Antunes

Carlos Nicolau Antunes frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é Mestrado, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005, tendo feito Estudos de Qualificação Avançada na Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo. Trabalhou como actor, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Co-encenou e interpretou, com Dinarte Branco “Gestos para Nada” apresentada entre outros em Coimbra Capital da Cultura e no Teatro da Cornucópia. Foi docente a tempo integral na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Tem lecionado e colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok, UNICAMP no Brasil. Leciona presentemente na Escola Profissional de Teatro de Cascais e na Inimpetus – Escola de Actores.

Project details