Música & Evolução: Concerto-Palestra

Música & Evolução: Concerto-Palestra

 

Sinopse

Este concerto didático pretende mostrar e valorizar o património cultural musical galaico-português e ibérico, mas também falar da música enquanto manifestação cultural essencial para o ser humano. Assim, o concerto explica as mais recentes teorias científicas sobre o que é a música e qual o significado que teve e tem na nossa evolução enquanto espécie. O discurso é pautado pela analogia que existe entre a evolução da nossa espécie nos últimos quatro milhões de anos e o desenvolvimento musical de meninas e meninos. É, portanto, um concerto que pertence à disciplina de biomusicologia.

Neste concerto tocamos com 43 instrumentos musicais diferentes, dos mais de 160 que temos documentado na Galiza. Por outro lado, este concerto contém também uma análise aprofundada do papel fundamental que as mulheres desempenham na música humana.

Destina-se a todos os tipos de público, pois fornece informação relevante sobre a nossa evolução enquanto espécie e os processos de evolução cultural. Visa também valorizar e dar continuidade ao conhecimento que nos pertence e de grande riqueza para a nossa cultura.

Uma vez que a informação em que se baseia este talk-concerto foi obtida de pessoas mais velhas, é um concerto que ressoa profundamente às suas experiências de vida.

Os principais objectivos desta conversa-concerto são:

Valorize uma parte importante da nossa cultura musical.
Divulgar e fortalecer o uso de nossa língua como veículo de expressão.
Destacar o papel das mulheres como organizadoras das sociedades humanas.
Destacar a importância de meninos e meninas nos processos culturais humanos.
Reforçar valores do nosso património cultural imaterial como o respeito pelos mais velhos e pelos seus saberes, a importância da reciclagem, a valorização do esforço e do trabalho contínuo, a valorização da natureza e do desenvolvimento sustentável, etc.

 

Ficha Artística

Pablo Carpintero & Rosa Sanchez

 

 

 

|Duração
50 minutos
|Data e Horário

1 de abril, 19h

|Público-Alvo
Todos os Públicos
 

|Preço
3€/pessoas maiores de 12
 
 
|Local
ESPAÇO QC
Rua Chaves de Oliveira, 132
 

 

 

 

 

Project details