A carregar Eventos

Paramos ou Morremos - Uma ópera nos teus ouvidos. Um passeio sensorial.

De 15 a 19 de julho às 21h00 às 22h15, junto à Piscina Municipal de Cartes no Porto

Entrada livre mediante reserva para geral@quartetocontratempus.com ou +351 935042993

Fotografias © Pedro Sardinha/Quarteto Contratempus

“Paramos ou Morremos” – Uma ópera nos teus ouvidos. Um passeio sensorial.

Uma ópera nos teus ouvidos. Um passeio sensorial.

Sinopse

A ópera “Paramos ou Morremos” é uma ópera sobre sustentabilidade ambiental em formato audiowalk, retirando a ópera do palco e levando-a para o espaço público.

Durante uma caminhada o público é convidado a colocar headphones, onde a ópera marca o passo dos novos caminhos e da necessidade de continuar a desbravar um caminho sustentável para o planeta. Ao som do piano, do violoncelo, do clarinete e da voz, vamos tropeçando em poesia e instalações que refletem sobre o papel do indivíduo na transformação dos hábitos e na luta contra o colapso ambiental. 

Na próxima edição, o projeto “Paramos ou Morremos” terá lugar em Campanhã, a freguesia onde se encontra a sede do Quarteto Contratempus. A APPC – Associação do Porto de Paralisia Cerebral, Associação para a Promoção da Saúde – Norte Vida, Associação TODOS, Centro Social Paroquial da Senhora do Calvário e Centro Social de Soutelo – Centro de Dia e de Convívio da Corujeira juntaram-se nesta reflexão sobre a sustentabilidade, criando uma rede de colaboração e partilha de saberes, onde participaram crianças entre os 6 e os 14 anos, do Bairro de Contumil, e idosos de até 90 anos. Destas diversas perspetivas nasceram instalações artísticas, que querem sensibilizar o público para a urgência de mudar comportamentos, reforçando a ideia de que todos temos um papel na construção de um futuro mais sustentável. 

Género: Ópera em AudioWalk
Classificação etária: M/6 anos
Duração: 40 minutos

[Estreia] 25 a 27 de agosto de 2021 em Mondim de Basto
5 de maio de 2022 em Beja
7 de maio de 2022 em Ponte de Sor 
15 a 19 de julho de 2025 no Parque da Alameda de Cartes

Imprensa

Equipa [julho 2025, Porto]

Criação de Quarteto Contratempus
Textos & Libreto Simão Luís 
Composição Diogo da Costa Ferreira
Soprano Teresa Nunes
Clarinete Crispim Luz
Violoncelo Pedro Fernandes
Piano Sérgio de A
Maestro Diogo Costa
Gravação e Masterização Gustavo Almeida

Instalações de Vídeo Miguel F
Instalação de Vídeo de animação  Ana Luísa Silva
Instalações Artísticas Rui Azevedo em colaboração com:
– Associação TODOS – Helena Oliveira, Helena Castro, Helena Abrantes, Fátima Canedo, José Ribeiro, Maria Magalhães, Casimiro Magalhães, Arminda Morgado, Albina Pinheiro, Orquídea Rosa, Filomena Monteiro, Glória Magalhães, Fátima Pimenta, Adelaide Gonçalves, Luisa Quintá, Maria José Oliveira, Flora Silva, Adelina Leão e Maria Rosa.
– Centro Social Paroquial da Senhora do Calvário – Colaboração dos utentes da resposta social do Centro de Dia.
– Associação para a Promoção da Saúde – Norte Vida – Yasmin, Vitória, Paloma, Lorrany, Kevin, Grace, Kelly, Jorginho, Marinho, Afonso, Thaíris, Irina, Safira.
– Associação do Porto de Paralisia Cerebral – Ariana Sousa, Braulio Sá, Francisca Sousa, Jorge Mendes, Jorge Ribeiro, José Filipe Azevedo, Luis Bamonde, António Miguel Carvalho, Mireilli Scheffer, Patricia Vitorino, Paulo Cruz, Paulo Fonseca, Sara Vieira, Vanessa Almeida, Orlando Sousa, Pedro Almeida.
– Centro Social de Soutelo – Centro de Dia e de Convívio da Corujeira – Carlos Vieira, Carlos Cardoso, Júlia Sousa, Leopoldina Lima, Aurora Santos, António Campinho, António Veludo, Amélia Ferreira, Gracinda Moreira, Augusta Teles, Fátima Carvalho, Mário Oliveira, Mónica da Conceição, Palmira Batista

Técnico de som Tiago Ralha
Produção Jessica Roque e Isabela Oliveira
Comunicação Marta Baptista
Registo Vídeo Zhang Qinzhe 
Registo fotográfico Pedro Sardinha
Apoio às Montagem Mariana Figueroa, Miguel Leitão e Ruben Ponto

Apoios Antena 2, Lipor, Flora Lusitana, Cenasef – Centro Nacional de Sementes Florestais, Sport Comércio e Salgueiros
Projeto financiado pela Junta de Freguesia de Campanhã, no âmbito do Orçamento ColaborativoO Quarteto Contratempus é uma estrutura financiada pela Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Desporto e Juventude

Paramos ou Morremos em Mondim de Basto [estreia]

Fotografias © Miguel F/Quarteto Contratempus