As sete Mulheres de Jeremias Epicentro

[Projeto Arquivado] Ópera de Câmara

Sinopse
Esta é a história de Jeremias Epicentro, um D. Giovanni moderno e incansável. Mas Jeremias é um enorme sedutor que se apaixona e desapaixona num pequeno espaço entre quatro paredes. É um sedutor solitário.

Os sentidos de Jeremias vivem do mesmo modo o real e o virtual. Na sua hiperactividade emocional, Jeremias Epicentro seduz, por isso, as personagens com que joga, as actrizes dos filmes que vê e, em última análise, as heroínas dos livros que lê. No seu quarto cabe o mundo inteiro, cabem todas as emoções e experiências humanas, as paixões, os enganos, as proezas e desassossegos. Prisioneiro do seu ecrã, Jeremias, como tantos contemporâneos seus, vai perdendo a capacidade de distinguir o real do virtual.
Assim é: cada vez se perdem mais juízos reais por coisas fictícias. No seu quarto, Jeremias empalidece, com o tempo. No mundo virtual há pouco sol.

 

Género: Ópera de Câmara
Classificação etária: M/6 anos
Duração: 60 minutos

[Estreia] 16 e 17 de setembro de 2017 – Teatro Campo Alegre – Porto
4 de novembro de 2017 – Auditório Municipal de Esposende
24 de abril de 2018 – Teatro Viriato – Viseu
12 de outubro de 2018 – Casa das Artes de Felgueiras
9 de Novembro de 2018 – Conservatório Elemental de Gondomar – Vigo
25 e 26 de abril de 2019 – Teatro Sá de Miranda – Viana do Castelo
18 de maio de 2019 – Teatro Municipal de Vila Real


 

Equipa

Texto Original Mário João Alves 
Composição Jorge Prendas 
Encenação António Durães 
Interpretação Teresa Nunes (Soprano), Ana Santos (Mezzo-soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano) 
Espaço Cénico Criação Colectiva 
Figurinos Por confirmar 
Desenho e Operação de Luz Mariana Figueroa 
Multimédia / Vídeo / Som Hugo Edgar Mesquita 
Produção Carlos Pinto

Co-produção Câmara Municipal do Porto| Co-Produção
Apoio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação GDA
Parceria  FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto, Wave Function VR, Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, Instituto de Sociologia – Universidade do Porto
Projeto Financiado DGArtes/Ministério da Cultura