O Contrapartituras – Laboratório de Ópera e Música em Cena surge em 2021 da vontade do Quarteto Contratempus de criar oportunidades de fruição e exploração de música de câmara em cena promovendo a criação e exploração artística alicerçadas na tecnologia e nos cruzamentos disciplinares.
É um laboratório onde um músico pode criar um espetáculo com um artista de outra área sobre uma temática comum, criando assim o diálogo entre várias formas de expressão artística. No seguimento dessa primeira ideia, sentimos a necessidade de procurar artistas com outras experiências que pudessem enriquecer, ainda mais, este diálogo entre expressões artísticas distintas.
A segunda edição do Contrapartituras – Laboratório de música em cena teve como mote “Até que a vida nos separe”, propondo a todos os artistas convidados o desafio de descontruírem e se construírem nas reflexões sobre a violência doméstica e a violência contra o outro, que culminará na estreia da ópera Lugar-comum a 25 de Novembro de 2022 no Teatro Municipal Rivoli. Como na primeira edição, o Laboratório deu origem a 5 novas produções inéditas e 2 novas obras de música portuguesa. Nesta 2ª Edição, em 2022, as compositoras convidadas foram Camila Menino e Sara Ross.